top of page

LEITURA PSICOLÓGICA

Esse passo da análise nos permite identificar quais mensagens a sua face comunica ao outro.

Entender como você é percebido pelo próximo é fundamental para as estratégias de valorização da imagem pessoal.

 

Estudos em comunicação visual e pessoal apontam que, em apenas 3 segundos, o cérebro entende códigos e mensagens que cada pessoa apresenta, e 55% dessa primeira impressão, ou leitura psicológica, leva em consideração a imagem pessoal.


Por isso, é tão importante identificar e compreender os códigos visuais individuais.

Então, como podemos compreender a leitura psicológica? 

A seguir você conhecerá as mensagens que passa sob duas perspectivas: 

1. Os quatro temperamentos humanos e qual deles é o seu;

2. As forças transmitidas e qual delas é a sua.



TEMPERAMENTOS:

Os quatro temperamentos humanos são divididos em: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Cada um deles possui características distintas, tanto no aspecto comportamental quanto nas características físicas, como o formato do rosto, expressões faciais e até mesmo na escolha de cores e estilos de roupas. Vamos conhecer cada um deles em detalhes.

Clique no botão abaixo e descubra o seu temperamento:


DESCUBRA SEU TEMPERAEMTO




SANGUÍNEO

O temperamento sanguíneo é lido e associado pelo próximo como pessoas extrovertidas, animadas, enérgicas e comunicativas. Geralmente são pessoas que têm traços mais retos, como os formatos hexagonal com lateral reta e losangular. Geralmente tem olhos amendoados ou grandes, boca expressiva e nariz grande ou arrebitado.


Como os outros te veem:


Extrovertido e alegre;

Criativo e comunicativo;

Curioso e interessado;

Jovem e imaturo;

Desfocado e genioso.

 

Para uma imagem refinada e forte será necessário trabalhar o cabelo em um resultado mais cheio, médio  ou curto. Acessórios mais pesados,  e mais retos, óculos com armações mais grossas, sejam de sol ou grau, também agregam essas mensagens. 

Agora, se o seu desejo de imagem for causar empatia e aproximação, será possível potencializar suas características com acessórios mais finos e delicados, um cabelo mais leve, com repicados, por exemplo. Essas adaptações deixam seu rosto em evidência, assegurando a sua naturalidade em atrair pessoas.





COLÉRICO

As pessoas desse temperamento, comunicam ao outro dinamismo, determinação e assertividade. Costumam ter rostos angulosos,normalmente são rostos quadrados, hexagonais ou triangulares, normalmente tem um queixo proeminente e expressões firmes e olhos penetrantes.


Como os outros te veem:


Determinado e focado;

Leal e persistente

Prático e objetivo;

Impaciente e centralizador;

Autoritário e explosivo.

 

Se o seu objetivo é  reforçar a força e intensidade já presentes no seu estilo, cabelo com ângulos bem definidos são ótimos parceiros. Acessórios mais retos e com peso visual e cores escuras. Óculos mais retos e com armações mais grossas. Apenas é necessário atenção ao reforçar a intensidade já presente na sua face, pois o resultado pode ultrapassar a força, causando medo e distanciamento.


Agora se o seu desejo de imagem for agregar, envolver e trazer proximidade, linhas curvas no rosto, cabelos mais naturais e repicados,  óculos arredondados, e acessórios mais finos e delicados, são alternativas que acrescentam essas mensagens.





MELANCÓLICO

O temperamento melancólico é associado a pessoas sensíveis, introvertidas e detalhistas. Apresentam rostos mais alongados, normalmente são rostos ovais e triângulo invertido, expressões suaves e olhos expressivos. As feições geralmente são pequenas, arredondadas e delicadas.


Como os outros te veem:


Sensível e Romântico; 

Organizado e Disciplinado;

Discreto e Dramático;

Detalhista e Trabalhador

Controlador e Indeciso.

 

Para uma imagem mais confiante e madura, você pode agregar linhas com os óculos, por exemplo, armações quadradas e retangulares, podem potencializar seu lado disciplinado e objetivo. Acessórios com linhas mais retas vão trazer mais força. Cabelos com cortes mais retos e curtos e médios. 


Para mostrar mais dinamismo e leveza, podemos acrescentar cortes com camadas ao visual. Seja com franjas compridas, comprimento médios e longos. Se você é do time que adere a pintura, métodos que tragam iluminação reforçam essa mensagem.





FLEUMÁTICO

Nesse temperamento as pessoas são percebidas como tranquilas, apaziguadoras e observadoras. Geralmente, possuem rostos mais simétricos, formatos ovais, triangulares ou redondos,  expressões serenas e olhos serenos.


Como os outros te veem:


Agradável e sorridente;Amigável e calmo;

Paciente e prestativo

Indeciso e conformado;

Previsível e indiferente

 

Se o seu desejo é ampliar as sensações de diplomacia já presentes na sua face e causar envolvimento, penteados bem organizados e cores sóbrias resultam em um visual mais confiável. Acessórios mais delicados e pequenos e armações de óculos de metal, mais delicada.

 

Agora se o seu desejo for passar autoridade e confiabilidade, você pode trazer acessórios com ângulos bem definidos e cores escuras, enriquecendo sua face com símbolos fortes que o ajudam a chegar no seu desejo de imagem. Cabelos mais retos e médios ou curtos.



FORÇAS TRANSMITIDAS



Sabe quando você olha para a pessoa e tem a sensação de que ela é uma pessoa forte, às vezes rígida e muita direta? Ou a sensação em alguns casos pode ser de leveza e calma?

Isso acontece porque os nossos traços, olhos, curva da sobrancelha, e outros fatores presentes no nosso rosto ajudam a criar essas sensações. No visagismo chamamos isso de força e podemos classificá-las em duas vertentes: empática e rígida.Vamos entender um pouco mais de cada uma?


















FORÇA EMPÁTICA

Possui traços mais arredondados;

Receptores amendoados;

Transmitem leveza e tranquilidade;

Mais comunicativos e receptivos. 





















FORÇA RÍGIDA

Possui traços angulares;

Receptores pontudos e sem curvas;

Transmitem sofisticação e independência;

Mais diretos e objetivos.



Identificar as leituras psicológicas nos ajuda a entender quais sensações criamos durante as primeiras impressões. Isso nos permite pontuar se devemos acrescentar mais força ou leveza a nossa imagem e, assim, tornar nosso rosto cada vez mais comunicativo e alinhado a nossa estética visual.



bottom of page